Leia na íntegra os relatórios da PF
- Miguel Rossetto
- 29 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de mai.

"Para nós, a democracia sempre foi, em todas as circunstâncias, uma necessidade; para as elites nacionais, a democracia é, em certas circunstâncias, inevitável”.
Vivemos um momento gravíssimo. Bolsonaro e sua turma tentaram um golpe de Estado, tentaram impor uma ditadura no país. Mas perderam. Foram derrotados por conta da vitória extraordinária do presidente Lula e da mobilização popular. A legalidade foi mantida.
Esta é uma página dramática da nossa História. Estamos diante daqueles momentos que merecem comemoração, mas acompanhamento e atenção. Exigem aprendizado.
Minha geração, que lutou pela redemocratização, pensava que a questão da democracia estava resolvida. Não está! Mais uma vez, a democracia é atacada, justamente por ser o principal valor para qualquer transformação verdadeira no Brasil. Agentes públicos, a serviço do Estado Brasileiro, planejaram assassinar o presidente Lula, o vice-presidente Alckmin e o então presidente do TSE, Alexandre de Moraes. Militares pagos pelo povo brasileiro.
Coronéis formados na ditadura novamente se voltam contra a democracia. Custo altíssimo num país que não puniu militares de 1964. Não podemos permitir que os coronéis golpistas de hoje se tornem os generais de amanhã. É preciso puni-los! Ou vamos assistir a outra tentativa de golpe daqui a poucos anos?
A investigação da Polícia Federal é robusta e consistente. As provas apresentadas são incontestáveis. Sugiro a leitura dos dois relatórios que estão públicos. Os documentos foram enviados ao ministro Alexandre de Moraes, relator do processo no Supremo Tribunal Federal, nos quais a PF detalha a tentativa de “Golpe de Estado e de Abolição violenta do Estado Democrático de Direito” e a operação “Punhal Verde e Amarelo”, que pretendia assassinar o presidente Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes.
Leitura fundamental para criarmos força política e enfrentarmos esse momento com consistência, contribuindo para que Bolsonaro, generais, coronéis e todos os envolvidos sejam punidos. Sem anistia!
Comments